direitos humanos
Não podemos limitar o racismo aos negros,lembrar das guerras do oriente médio. trazer a ideia de grupo dominante e grupo dominado...e lembrar das declarações de independência de países essencialmente negros(Haiti) e do apartheid.
Racismo e Luta por Igualdade
Racismo nada mais é que uma convicçãoo sobre a superarioridade de determinadas raças,com base em diferentes motivações,em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano.
Um dos fatos que deve ser observado,é de que o racismo nao ocorre apenas contra negros,mas também contra povos de diferentes religiões e culturas;Hitler e sua raça ariana e as guerras no Oriente Médio sao provas disso.
Traçando uma linha temporal,fica inegável o fato de o racismo ter começado com os negros no período da expansão marítima europeia.
Antiguidade e idade media:
-Na antiguidade, entre diversos povos, as relações eram sempre de vencedor e cativo. Estas existiam independentemente da raça, pois muitas vezes povos de mesma matriz racial guerreavam entre si e o perdedor passava a ser cativo do vencedor, neste caso o racismo se aproximava da xenofobia.
Por muito tempo o racismo permaneceu de uma forma mais xenofóbica do que racial propriamente dita, permanecendo latente até a época de expansão das nações europeias.
Com o avançar das conquistas territoriais e culturais dos povos europeus, ainda na Idade Média não havia necessariamente o racismo da forma como manifestado futuramente, o que havia era o sentimento de superioridade xenofóbico de origem religiosa. Isto ocorria devido ao poder político da igreja cristã que justificava submissão de povos conquistados de forma incorporá-los à cristandade. Porém, àqueles que não se submetiam era aplicado o genocídio(intuito de destruir,parcial ou totalmente um grupo nacional,ético,racial ou religioso),que gerava sentimentos racistas por