Direitos humanos
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
SERVIÇO SOCIAL
POLO ASSÚ
Profª Ead. Ma. Helenrose A. da S. Pedroso
Prof.ª Adm. Nevia Barbalho de Carvalho
DIREITOS HUMANOS
ELIZANDRA DEISY LOPES SEBASTIÃO - RA 221906
KELLCYLENE VERISSIMO DE MELO - 221057
MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA BATISTA - RA 193853
NIELE PATRICIA ALÍPIO DE MACÊDO – RA 194918
POLIANA KARLA APOLONIO DA SILVA – RA 221924
Assú/RN
Dezembro/2011
“A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos”.
(Albert Einstein)
Trabalho de conclusão de semestre, para a Obtenção da nota referente a matéria de
DIREITOS HUMANOS.
Profa. Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Orientadora.
Assú/RN
Dezembro/201
“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação." Herbert de Souza (Betinho).
É necessário tecermos algumas palavras sobre o papel da educação no processo de solidificação dos direitos humanos e da cidadania, cujo fundamento também se encontra no texto constitucional brasileiro.
A Constituição de 1988, ao consagrar a universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos, também entrega ao Estado e ao cidadão – de forma implícita – a tarefa de educar (dever) e ser educado (direito) em direitos humanos e cidadania. Somente com a colaboração de todos os partícipes da sociedade e do Estado, é que os direitos humanos fundamentais alcançarão a sua plena efetividade. O papel de cada um na construção desta nova concepção de cidadania é fundamental para o êxito dos objetivos desejados pela Declaração Universal de 1948 e pela Carta Constitucional brasileira.
A educação em direitos humanos deve se dar de uma forma tal que os princípios éticos fundamentais que o cercam, sejam para todos nós – membros da coletividade – tão naturais como que o