Direitos humanos
Direitos humanos, cidadania e América Latina: uma pré-compreensão histórica multicultural ou intercultural.
1 – Introdução:
No fundo, direitos humanos e cidadania são a essência do direito.
Trata-se de reivindicar que o princípio humano possa existir e coexistir entre iguais ou diferentes, mas dignamente livres.
As ideias de direitos humanos e cidadania se confirmam, com o passar dos anos, principalmente no Brasil, com exemplos históricos que permitem enxergar o porquê da inefetividade de alguns direitos fundamentais.
2 – Direitos Humanos e Cidadania: Desenvolvimento histórico.
“a Teoria dos direitos humanos e a Teoria da Cidadania, como estudamos normalmente na sociedade ocidental, são decorrentes de uma cultura específica que nos últimos vinte e cinco séculos registrou sua evolução até alcançar os tempos conterrâneos...” (p 120)
E essa evolução revela o que o ser humano pode, concretamente, realizar, tanto para o bem, como para o mal.
Para entender as duas teorias, é necessário compreender essas sociedades, no sentido de que conseguiram trazer para o presente, ideias antigas e as dar um sentido novo, mantendo a dignidade humana inviolável.
2.1 – Direitos Humanos
Para Herkenhoff, os direitos humanos já estão intrínsecos no ser humano desde a sua concepção, logo esses direitos são dados pela natureza do homem.
Essa ideia, de integridade e necessidade de conhecimento dos direitos humanos, teve inicio com as religiões e filosofias mais arcaicas, ainda que as diferenças sócio-culturais tenham grande amplitude, todo ser humano merecem igual respeito e consideração.
Podemos observar que existe um ponto de ligação das religiões e filosofias