Direitos humanos
Curso Superior em Administração
DIREITOS HUMANOS
Campo Grande – MS
2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Curso Superior em Administração
DIREITOS HUMANOS
Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Direitos Humanos no curso de Administração da Universidade Anhanguera – Uniderp.
Campo Grande – MS
2011
INTRODUÇÃO
O homem, como pessoa, detém direitos justamente por ser senhor de si e dos próprios atos, e detém, igualmente, a liberdade natural. Prega o artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos que “todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.
O direito e a moral se confundem, pois tanto um quanto o outro estabelecem que o homem deva buscar as coisas necessárias à realização de seu destino e, consequentemente, tem o direito de realizar este destino, bem como às coisas necessárias para realizá-lo.
O Brasil, com suas acentuadas desigualdades sociais e econômicas, promove diversificadas ações destinadas à promoção e à defesa dos direitos humanos.
Um direito de todo ser humano
A discussão dos Direitos Humanos e as ações técnicas e políticas relacionadas a esse tema, têm mobilizado a mídia nacional e, consequentemente, elevado a consciência da sociedade brasileira sobre assuntos que são extremamente importantes para a promoção da cidadania e para o respeito a aos direitos humanos.
Recentes avanços na promoção dos direitos humanos têm sido constatados. Apesar desse trabalho considerável e inovador de promoção dos direitos humanos, ainda estamos no ínicio do desenvolvimento de uma cultura mais humanista.
Não existe ainda clara compreensão da universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos: civis, políticos, sociais, econômicos e culturais.
Existe um número muito alto de pessoas que continua a encontrar grandes dificuldades no