Direitos humanos e pluralidade
Os direitos humanos são direitos e liberdades básicas de todo ser humano, pois diz que todos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espirito de fraternidade. Porem quando olhamos para a nossa sociedade extremamente racista e preconceituosa, notamos que tais direitos, não estão sendo vividos por vários grupos, de diferentes etnias, religião, cultura e raças.
A pluralidade cultural de nosso país esta longe de ser tratada com igualdade de direitos, grupos sofrem discriminações, e são obrigados a se retrair na propagação de suas culturas. Afrodescendentes, índios, e outros grupos da sociedade sabem muito bem, o que é ter seus direitos respeitados, quando deveriam ter igualdade quanto a vida, a dignidade, a liberdade de expressar suas origens e sua cultura.
Temos que nos empenhar para construirmos uma sociedade que proporcione igualdade a todos seus cidadãos, organizados em todos os diversos grupos étnicos e culturais, para isso se faz necessário uma conscientização nas escolas e organizações de valorização das diferenças existentes nesses grupos, para o enriquecimento e crescimento de cada aluno cumprindo assim seu direito de igualdade.
Ao tratarmos os direitos de cada cidadão nos deparamos com muitas possibilidades, além do mais é complicado aplica-lo visto que não podemos criar a ilusão de que a partir dos debates e exercícios podemos realmente transformar a sociedade brasileira.
De acordo com a professora Priscilla Celeste, mãe da criança, enquanto ela e o marido conversavam com o gerente de vendas sobre os carros, foram surpreendidos com uma atitude preconceituosa do gerente quando o filho se aproximou dos três, “quando ele viu meu filho do lado do meu marido disse para que ele saísse da loja, “Nosso filho ficou olhando para ele, sem compreender o que estava acontecendo”. Nós também. Ele insistiu. Meu marido perguntou