Direitos humanos e pluralidade cultural
Uma das características mais importantes de nossas vidas é que estamos sempre a falar sobre direitos. Mais analisemos como isso ocorre quando nos deparamos com os diferentes grupos que compõem nosso país.
As regiões brasileiras tem características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferentes na sociedade é marcada pelo preconceito e pela discriminação.A escola tem um papel fundamental por ser a mediadora de questões como essa. O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e fazer conhecer a riqueza dessa diversidade.
Com isso a escola deve zelar pela preservação dos direitos humanos, buscando formas e evitar atitudes como a discriminação que viola esses direitos que nos são assegurados por lei. Por ser um espaço em que há convivência de pessoas de diferentes tipos de culturas com costumes e religiões diversas, o ambiente torna-se fácil para haver o preconceito e a discriminação, porém a luta deve ser constante, por parte daqueles que estando na posição de educadores, no sentido de ensinar, mostrar que a escola é um direito de todos, e que sendo assim todos podem estar lá para adquirir conhecimento e ser respeitado, independente de suas culturas.
A escola é um ambiente de respeito, aprendizado e é um direito fundamental que deve ser respeitado, foi feita para brancos, negros e todos aqueles que procure aperfeiçoar seus conhecimentos como cidadão brasileiro. Com isso é demonstrado que os direitos humanos são adquiridos através da lei que nos são fornecidas para que lutemos pelos nossos ideais.
Normalmente o conceito de direitos humanos tem a idéia de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma:
¨Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos: Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os