Direitos humanos - bullyng
O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público.
De origem inglesa e ainda sem tradução no Brasil.
Bullyng do verbo ingles to bully (ameaçar), do ingles bully que significa “Valentão, brigão, ou briguento”.
É utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto de meninas.
As formas de bullying são:
Verbal: (insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos, “zoar”);
Física e material: (bater, beliscar, empurrar, furtar ou destruir os pertences da vítima);
Psicológica e moral: (humilhar, excluir, discriminar, chantagear,intimidar,difamar);
Sexual: ( abusar, violentar, assediar,insinuar);
Virtual e Ciberbullyng: (bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas: celulares, internet,filmadoras).
O bullying existe em todas as escolas, sejam públicas ou particulares, o grande diferencial entre elas é a postura que cada uma tomará frente aos casos de bullying.
Estudos apontam para uma postura mais efetiva contra o bullying entre as escolas públicas, que já contam com uma orientação mais padronizada perante os casos (acionamento dos Conselho Tutelares, Delegacias da Criança e do Adolescente).
DIAGNÓSTICO SOCIAL – ESPAÇO
O CEEBJA (Centro Educacional Profº. Ignácio Alves de Souza Filho ), enquanto modalidade educacional atende uma clientela diversificada relativa à cultura, raça e sexo, trabalhadores de Empresas e contra turno, educandos que apresentam necessidades educativas especiais decorrentes de deficiência visual/auditiva, cadeirantes, jovens que estão numa idade avançada para aprender ou estão em atraso em relação ao regular ( Idade x série), alunos do Regime Semi aberto (Regime Penitenciário), menores encaminhados pelo Conselho Tutelar mediante ordem judicial.
Devido a esses comportamentos e a mídia os professores, coordenadores e o diretor vêem a necessidade de trabalhar o tema bullying, buscando alternativas e atividades que