direitos fundamentais
TURISMO DE PESCA E SUSTENTABILIDADE NO MUNICÍPIO
Tema : A sustentabilidade social e ambiental do município de Colômbia por meio do desenvolvimento do turismo e da pesca.
Problematização/ Situação-problema: O problema da pesquisa iniciou-se com os seguintes questionamentos: A ausência de planejamento na atividade econômica e turística da pesca em curso no Município de Colômbia – São Paulo e a falta de políticas públicas de médio e longo prazo, tem gerado impactos negativos sobre a comunidade local, cultura, economia e meio ambiente? Como ocorrem os impactos socioambientais, culturais e econômicos e quais são as suas implicações no desenvolvimento local? Quais são os benefícios e prejuízos advindos do desenvolvimento turístico local na percepção dos atores locais? A importância da pesquisa prende-se à necessidade de se desenvolver de maneira técnica e científica estudos sobre as restrições estruturais inerentes ao processo de desenvolvimento do turismo no Município. Há necessidade desse conhecimento da comunidade local, para a tomada de decisão e gestão tendo em vista a mitigação dos impactos negativos, pois fora do controle os atrativos degeneram, ocorre a perda de identidade e consequentemente prejuízos a própria atividade econômica.
Justificativa: O setor turístico no país vem atraindo de modo progressivo a atenção dos governantes e demais autoridades responsáveis pelo planejamento de políticas públicas, por se tratar de um setor com vocação potencial para a geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico, principalmente para muitas comunidades receptoras mais desfavorecidas, cujas orientações de políticas econômicas merecem maior atenção do setor público. Colômbia por ser banhada pelos Rios Grande e Pardo atrai turistas e pescadores e, consequentemente, interfere no desenvolvimento econômico e social do município. Contudo, por meio de