Direitos do Paciente
Paciente
Conceito:
O que são os direitos do cidadão? O que é ser um cidadão? Direitos do
Paciente
1. É direito do paciente receber atendimentos humanos, atenciosos e respeitosos por parte dos profissionais de saúde e de todas disciplinas. O local do atendimento deve ser digno e adequado para um bom e eficaz atendimento. 2. É direito do paciente ser identificado pelo sobrenome e nome. Não deve ser chamado pelo nome de sua doença, patologia ou agravo à saúde ou ainda de forma genérica, imprópria, desrespeitosa ou, preconceituosa.
3.
O paciente tem direito a receber atenção adequada dos funcionários presentes no local, incluindo auxilio imediato e oportuno para a melhoria do seu estado e para seu conforto e bem-estar. 4. É direito dos pacientes e seus familiares identificar todos os funcionários e profissionais envolvidos no atendimento, mediante a crachá que exiba o nome completo, a função e o cargo.
5. O paciente tem direito a consultas marcadas antecipadamente, de tal forma que o tempo de espera não ultrapasse trinta (30) minutos.
6. Durante a realização de exames laboratoriais, procedimentos e cirurgias, é direito do paciente que todo material utilizado seja descartável ou rigorosamente esterilizados segundo as normas de higiene e prevenção,estabelecidas pela
ANVISA.
7. O paciente tem direito de exigir que o comportamento dos profissionais de saúde cumpra com as exigências pautadas pelos respectivos Conselhos Federais.
8. É direito do paciente receber informações sobre sua doença, de forma clara, simples e que facilite sua compreensão, de acordo com a sua condição cultural. As explicações sobre o diagnostico e as opções terapêuticas devem ser pontuais e detalhadas. O paciente deve ser informado sobre a localização de sua doença, a duração do tratamento e sobre o que pode ocorrer durante o mesmo. Se forem necessárias intervenções cirúrgicas, de quaisquer tipo, deverá ser informado da necessidade ou não da anestesia, do tipo de
instrumental