Direitos da Mulher
Aula Teórico – Prática
I
As ações dos seres humanos constituem o objeto de estudo da sociologia. Não interessa à sociologia o ser humano isolado, mas sim a sociedade, o grande conjunto das relações humanas, um sistema de interações. A análise sociológica é elaborada através de um questionamento constante, que nos remete para “ … questionando o pretensamente óbvio…”, decidindo o que recolhe, interrogando o facto social, o que nos encaminha para “procurar ver além das evidências naturais”, analisa e deteta as regularidades sociais, tentando assim compreender o problema social. Parte das ideias e opiniões de pessoas. O sociólogo não analisa apenas o que acontece, ele tenta compreender o que levou a que isso acontecesse, é como tentar descobrir o porquê das causas, sabendo já os efeitos, o que nos leva ao encontro desta citação “é igualmente importante saber como o criminoso considera a lei”.
II
1. Verdadeira.
A sociologia tem como objetivo compreender a realidade social e ao tentar dar respostas aos problemas sociológicos, pode contribuir para a resolução de problemas sociais, o que não é garantido.
2. Parcialmente verdadeira.
A sociologia não tem como função resolver os problemas sociais, mas sim compreender o que acontece em termos de interação social que possa levar à existência desse problema. Podendo ou não ajudar a resolver.
III
Existe um problema social quando “alguma coisa na sociedade não funciona como deveria funcionar segundo as interpretações sociais”, o que define um problema social é:
- Transformações que afetem a vida das pessoas mesmo que os efeitos sejam diferentes;
-As pessoas têm de sentir que é um problema;
- As pessoas têm de verbalizar o problema, identifica-lo.
As questões são resolúveis a partir das opções e ações dos seres humanos.
Os problemas sociológicos são “definidos em função de interrogações dirigidas à compreensão do que acontece em termos de interação social”, resolvidos através de pesquisa.