Direito
Teresina, 30 de Outubro de 2012
TRABALHO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Aluno: Josadeck Gomes Soares / Curso: Ciência Política
A Natureza das ciências sociais e a filosofia da ciência na perspectiva histórica
RESUMO
As ciências sociais estudam as consequências da ação humana e a ação em si mesma. Há vários tipos de ciências sociais, mas o texto, ele trata uma coisa em comum em todas elas. O traço filosófico que cada uma contem.
As ciências sociais se interessam em termos que predem o comportamento e que vem depois disso, em suas decisões e ações comunitárias.
Primeiramente ela identifica o objeto a ser estudado, logo após traz o problema a tona, questionando a explicação. Nem sempre usando a razão nesse questionamentos. Aristóteles um dos percursores desse método, usava a crença de Platão, de que o ser humano já nascia com a verdade e durante a vida teria que busca-la durante um processo de revelação.
Esta revelação se vem usando o empirismo, Aristóteles usava várias fenômenos empíricos aparentes da essência e assim chegava ao resultado. Partindo da origem da explicação ao resultado final dada como verdadeira.
Ex: Vaca é mamífero; Todo mamífero tem coração; Vaca tem coração.
Mamífero é o termo que liga Vaca ao termo coração.
A Ciência não antecipa o fatos, mas coloca-las em uma moldura teórica em que as “causas primeiras” são isoladas e identificadas.
Em 1561, Francis Bacon, interfere e substitui a ideia de Aristóteles da revelação mística da verdade, por uma ideia de que o a verdade é obtida pelo controle metódico e sistemático da observação.
Bacon defende que chega-se a verdade, usando a indução verdadeira.
Que muito não se difere da técnica antiga, mas aprimorando a parte do atentar aos fenômenos empíricos, Bacon fala que os filósofos são muitos descuidados em relação a isso.
Em 1596, René Descartes, fala que pra tanto, é necessário o uso de poder mental que o ser humano possui, a razão, ou