Direito
Aluno: Cassiano J. Souza Pires Prof: Ilson Sanches
Cuiabá-MT
Abril de 2013
UNIC BEIRA RIO
Economia Politica
Professor: Ilson Sanches
Aluno: Cassiano Jose de Souza Pires, 2° Semestre Diurno.
1) Considere como fonte de pesquisa a denominada Teoria Quantitativa da Moeda e explique por que a expansão da moeda e do credito pode gerar inflação.
R: Ao examinar as relações entre inflação e crescimento monetário, é conveniente usar a teoria quantitativa da moeda. Com um lembrete, a teoria quantitativa relaciona o nível de renda nominal(PY), o estoque de moeda(M) e a velocidade da moeda(V)
MV=PY
Lembre-se de que a velocidade da moeda é o numero de vezes que o estoque de moeda troca de mãos a cada ano no financiamento de pagamentos feitos para comprar o produto da economia . A equação quantitativa também pode se escrita em termos da mudança percentual ao longo do tempo de cada um dos quatro termos da equação(I):
M + V = n + y
Colocando a inflação do lado esquerdo, obtemos o resultado principal:
N = m – y + v
Em que m é o crescimento monetário, v é a mudança percentual na velocidade, n é a taxa de inflação e y é a taxa de crescimento do produto.
A equação(3) pode ser usada para explicar as fontes da inflação, isto é, qual parte se deve a mudanças na velocidade ou ao crescimento monetário ou ao crescimento do produto. A afirmação monetarista de que a inflação é predominantemente um fenômeno monetário implica que as mudanças na velocidade e no produto são pequenas. 2) Quais os pressupostos fundamentais da Concorrência Perfeita no contexto do Mercado Liberal.
R: O preço de equilibro é determinado pela interação entre oferta e procura, sendo a oferta o resultado da produção do conjunto das empresas existentes nesse mercado concorrencial.
As principais características de um mercado de concorrência perfeita, são: grande números de empresas ofertando produtos substituíveis;