Direito
1-Comente a frase de inicio do texto.
R: No campo da ética e da moral, o autor retrata as condições em que as ações e os efeitos entre a mente humana e suas respectivas conseqüências podem refletir no seu futuro, em resumo tudo começa na mente e selecionando de modo a programar filtrando tudo que absorvemos podem resultar em coisas boas ou ruins.
2-O que o autor define como VALOR ou VALORES?
R: Podemos definir os valores partindo das varias dimensoes em que usamos:
(a)Os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas:
(b) os valores são as razoes que justificam ou motivam as nossas ações,tornando-a preferíveis a outras. Os valores reportam-se , em geral , sempre em ações , justificam-nas.
Exemplo: Participar numa manifestação a favor do povo timorense , pode significar que atribuímos a solidariedade uma enorme importância.A SOLIERIDADE e neste caso o valor que justifica ou explica a nossa ação.
3-Diferencie JUIZO DE REALIDADE de JUIZO DE VALOR.
R: JUIZO DE REALIDADE e um fato ou um acontecimento relatado por nois,e JUIZ DE VALOR avalia coisas,pessoas,ações,experiência , acontecimento , estados de espírito , intenções e decisões como bons e maus,desejáveis ou indesejáveis.
4-Quais são os tipos de VALORES que o autor cita no texto.exemplifique um delis.
R: Valores éticos , estéticos , políticos Ex: Valores éticos os que se referem as normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atitude. Ex: Solidariedade , honestidade , verdade , lealdade , bondade , altruísmo.
5-O que o autor aponta como CONSCIENCIA CRITICA?
R:A instauração do mundo moral exige do homem a consciência critica , que chamamos de consciência moral,trata-se do conjunto de exigências e das condições que reconhecemos como validas para orientar a nossa escolha, e a consciência que discerne o valor moral dos nossos atos.
6-O que o autor define como moral? Comente
R: Moral e