Direito
Analise através dos indicadores econômicos a importância da China e da Índia na economia mundial?
Esses dois países são duas das civilizações mais antigas do mundo, estes se formaram a partir de varias colonizações e invasões de outros povos, dando aos países caráter multirracial e cultural. Índia e China têm um passado marcado por fortes relações econômicas e políticas com a Inglaterra, tendo sido fornecedores de matérias-primas e mão-de-obra e compradores dos produtos ingleses. Os dois países em análise romperam suas relações com o Reino Unido após a II Guerra Mundial e passaram a trilhar caminhos próprios. A China como um país socialista dirigido de forma ditatorial, e a Índia como a maior democracia do mundo, capitalista, mas fechada e altamente regulada pelo Estado.
O crescimento do PIB Total desses países tem sido relativamente elevado, alcançando taxas acima de 8% em vários anos para a Índia e acima de 11 % ao ano para a China. Existem diferenças, contudo, quanto aos setores que mais cresceram, sendo que na Índia foi o de serviços e na China a indústria em geral. Esses países juntos representam 19% do PIB mundial, medido pela paridade de poder de compra e atingem 7% das exportações mundiais de bens e serviços.
Esses dois países têm tido uma formação bruta de capital fixo bastante elevada nas últimas décadas, sendo que na Índia os investimentos foram direcionados para as atividades de serviços de tecnologia da informação e na China pra a instalação de indústrias e de infra-estrutura básica para a exportação. A Índia concentra grandes multinacionais da área de tecnologia da informação, como IBM, Thompson Reuter, JP Morgan, HSBC, entre outros. Por sua vez China é o local de produção da Nike, GM, entre outras indústrias de bens de consumo duráveis e não-duráveis.
O Investimento Externo Direto na Índia e na China vem aumentando nos últimos anos, principalmente de empresas que buscam baixos custos de mão-de-obra,