DIREITO
A Linguagem é tudo o que nós usamos para nos comunicar, é a junção de Língua e Fala.
Essa Linguagem é divida em: Verbal: Língua- É algo UNIVERSAL, falada por um grupo de indivíduos, composta por regras, para que possamos ser objetivos/claros. Fala- É algo INDIVIDUAL, cada um de nós possuímos uma forma diferente de nos comunicar, seja pelo sotaque, uso das palavras, etc.. Não Verbal: Pinturas, Gestos, Placas, Música. TUDO O QUE NÃO ENVOLVE A CONVERSAÇÃO.
SISTEMA DE SINAIS:
LINGUAGEM NATURAL: É qualquer linguagem desenvolvida naturalmente pelo ser humano, de forma não premeditada, como resultado da facilidade inata para a linguagem possuída pelo intelecto humano. As línguas naturais são diferentes das línguas construídas e das línguas formais, tais como a linguística computacional, a língua escrita, a linguagem animal e as linguagens usadas no estudo formal da lógica, especialmente da lógica matemática.
LINGUAGEM ARTIFICIAL: Esse tipo de linguagem é idealizada por seres humanos com o objetivo de facilitar a comunicação. Os exemplos de linguagem artificial vão dos mais simples aos mais complexos, a corrida para facilitar o uso das novas tecnologias. Um exemplo disso é o internetês que se refere a linguagem usada no meio virtual onde as palavras são abreviadas, compostas por até cinco letras ou sinais. Não há pontuação, acentos, nem relação com normas gramaticais.
LINGUAGEM JURÍDICA
Apresenta dupla finalidade:
-Comunicação
-Convencimento
TIPOS DE LINGUAGEM:
Gestual, Musical, Pictória, VerbalIDENTIFICAÇÃO COM A LÍNGUA
- Elemento de interação entre o indivíduo e a sociedade.
- Art 13, CF: A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.
LÍNGUA
-É de caráter social.
-Diversidade da língua: Fatores extralinguísticos
A) DISTINÇÃO GEOGRÁFICA
B) DISTINÇÃO