direito
Cooperativa
A cooperativa é uma organização do Terceiro Setor cuja finalidade principal é a geração de renda para catadores de materiais recicláveis retirados do lixão, organizados em uma cooperativa popular. Criada em 24 de novembro de 2004, os atuais cooperados trabalhavam a mais de uma década, antes da implantação da cooperativa em questão, no lixão da cidade. A coleta de materiais recicláveis do lixo era o meio pelo qual estes cidadãos sustentavam suas famílias. O projeto permite a geração de emprego e renda e conta atualmente com 70 catadores organizados. As empresas que apóiam cooperativas como a de catadores Recicla Conquista, conseguem o reconhecimento por sua ação de responsabilidade social, e a certificação através do Selo Amigo do Catador, que é concedida pelo Movimento Nacional dos Catadores às instituições, públicas e privadas, que apóiam as cooperativas de catadores em todo país. O Selo Amigo do Catador foi lançado oficialmente pelo presidente em dezembro de 2003, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o reconhecimento da importância do trabalho do catador, estimulando a realização da coleta seletiva pelas cooperativas de catadores nas cidades brasileiras (OLIVEIRA, 2008).
Dentro deste contexto é importante ressaltar que a reciclagem torna-se uma solução para prolongar a vida dos recursos não-renovàveis e gerar empregos e renda melhorando padrão de vida dos envolvidos no processo. O objetivo do presente estudo foi avaliar as mudanças ocorridas no padrão de vida dos cooperados da Cooperativa de Catadores Recicla Conquista, enfocando os aspectos sociais e econômicos, bem como a percepção dos mesmos sobre a cooperativa neste processo de mudança (SANTOS, 2008b).
ECONOMIA SOLIDÁRIA
Segundo Singer (2000, p.13) “Economia Solidária é uma criação em processo contínuo de economia solidária busca soluções que sejam capazes de minimizarem os efeitos adversos que o capitalismo tem gerado para as pessoas que foram