DIREITO
TÍTULO ORIGINAL: 12 HOMENS E UMA SENTENÇA
1. SINOPSE DO FILME
O filme acontece em torno de um julgamento, no qual um jovem porto-riquenho é acusado de ter matado o próprio pai. Os 12 jurados se reúnem-se para decidir a sentença, com a orientação de que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze deles, cada um com sua razão, votam pela condenação. Henry Fonda interpreta o único que acredita na inocência do garoto. Enquanto ele tenta convencer os outros a repensarem a sentença, o filme vai revelando sobre cada um dos jurados, mostrando as convicções pessoais que os levaram a considerar o garoto culpado e fazendo com que examinem seus próprios preconceitos.
2. TEMAS ABORDADOS:
2.1 Psicológicos
Comunicação, relações interpessoais e o campo de possibilidades aberto pelas trocas afetivas e comunicacionais entre os membros.
2.3 Cultural
Conceitos, valores, princípios éticos e universais
3. MECANISMOS DE DEFESA ESTABELECIDOS
4. COMPORTAMENTO DO IDOSO
5. CRENÇA E PERCEPÇÃO
6. LINGUAGEM
6.1 taquilaia
6.2 verborreia
7. CARACTERISTICAS E PERSONAGENS DOS JURADOS.
Cada um dos jurados tem origem, condição social e idade diferente e, como não podia deixar de ser, diversos tipos de personalidade: entre os doze, há o tímido, o intelectual, o idoso, o de origem humilde, o imigrante, enfim, cada um é um ser único e está ali para decidir sobre o destino de outro ser humano.
7.1 Jurado n.1 – relator, treinador esportivo. Tenta exercer uma liderança democrática, procurando centrar-se na tarefa.
Jurado n.2 - mostra-se tímido, inseguro, interessado, mas pouco familiarizado com a situação; sua profissão não é mencionada.
Jurado n.3 – possui um “serviço de recados”, declara-se familiarizado com o fato de ser jurado, criticando a perda de tempo e dinheiro do sistema judiciário; mostra-se agressivo e autoritário, com muita necessidade de poder.
Jurado n.4 - corretor da bolsa de valores; homem comedido, sério,