Direito
Sobre a carreira:
Ao optar pelo Direito, é bom ter em mente que o profissional dessa área é o elo entre o cidadão e o Estado, como uma ponte que traduz as necessidades de um e informa a decisão do outro. Para isso, é possível optar tanto pela advocacia como pela carreira jurídica. Independentemente da área escolhida, a faculdade é apenas o primeiro passo e não garante a entrada no mercado de trabalho. Depois, é preciso passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou em concursos públicos. As funções do profissional variam bastante de acordo com a área escolhida, mas em geral implicam a análise de disputas e conflitos de acordo com o que estabelece a Constituição e na defesa dos interesses de indivíduos, empresas e da sociedade em geral.
O que você pode fazer:
Há duas grandes carreiras: Advocacia e Carreira Jurídica.
ADVOCACIA
Representar empresas, instituições ou indivíduos e defender seus interesses e direitos em diversas áreas. Por exemplo:
Direito ambiental: Trabalhar em ONGs e empresas, lidando com questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente, como a deterioração da natureza provocada pelas atividades de uma indústria.
Direito do consumidor: Aplicar as normas que concedem aos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços. Direito penal ou criminal: Preparar e apresentar a defesa ou acusação em ações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas.
CARREIRA JURÍDICA
Atuar em órgãos públicos de um Município, de um Estado ou da União, conduzindo investigações ou acompanhando e fazendo a intermediação do julgamento de ações ou processos.
Delegacia de polícia: Elaborar inquéritos policiais, chefiar investigações e emitir documentos públicos.
Magistratura, Ministério público, etc.