direito
Matéria: Sociologia – CSO 709
Aluna: Tayane Labanca Doce Santos – 20091082247
1) Caracterize brevemente o cenário histórico que gera a sociologia:
Surgiu em meio a um processo de transformações históricas, políticas e culturais, oriundas das revoluções francesa e industrial. Essas transformações acabaram por afetar toda a sociedade
2) Entre os sociólogos clássicos (Marx, Weber, Durkheim, Platão), escolha um e caracterize a forma como tratam a questão da relação entre indivíduo e sociedade:
Para Durkheim, o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que são regras exteriores e anteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade. Fato social é a coerção do indivíduo, constrangido a seguir normas sociais que lhe são impostas desde seu nascimento e que não tem poder para modificar.
Em outras palavras, a sociedade é que controla as ações individuais, o individuo aprende a seguir normas que lhe são exteriores (não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas; porém essas escolhas estão dentro dos limites que a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente.
3) Apresente um exemplo de projeto social básico e qualifique o mesmo:
Cooperação – é uma ação comum para realizar determinado fim. É um modelo de interação, onde diferentes indivíduos trabalham juntos para um fim em comum.
4) De que forma a sociologia entende a noção de status? O status é o espaço que o indivíduo preenche no universo social, do ponto de vista do juízo das pessoas que compõem o grupo. Ele abrange também a glória, a dignidade, o grau de importância social de um sujeito. Algumas atitudes humanas podem acarretar graves conseqüências sob o ângulo da vida em sociedade, pois dependendo de seu modo de agir o homem se torna portador de certas marcas que, socialmente,