direito
Neste trabalho irei falar sobre a cultura capixaba, de como são os seus pratos típicos¸ dos seus principais artistas e dos seus patrimônios. O Espírito Santo é um estado que recentemente esta construindo a sua identidade cultural, uma identidade que tem diferenças da cultura de outros estados. O Espirito Santo está muito ligado as identidades culturais dos baianos, mineiros, paulistas e cariocas. Mas, ao falar do Espírito Santo, não encontramos nada que nos faça lembrar o que é a cultura capixaba.
O Espírito Santo:
A palavra tupi "capixaba", que significa "terreno bom para a lavoura" e desde a colônia designou os naturais do Espírito Santo, parecia prenunciar a história econômica do estado, sempre beneficiado pela prodigalidade da natureza: se antes a fertilidade da terra permitiu ricas culturas de cana-de-açúcar, cacau e café, bem como a exploração das abundantes matas, a partir da segunda metade do século XX as imensas reservas de minerais do subsolo conduziram ao acelerado desenvolvimento industrial.
A diversidade cultural do Espírito Santo:
Comunicações: Os principais jornais diários editados em Vitória são A Gazeta, o mais antigo e de instalações mais modernas; O Diário, Diário Oficial do Estado, A Tribuna. Em Cachoeiro de Itapemirim, circula o Correio do Sul; em Colatina, a Folha do Norte. As principais emissoras de radiodifusão da capital são a Rádio Espírito Santo, que emite em ondas médias, tropicais e de freqüência modulada, a Rádio Vitória e a Rádio Capixaba, ambas em ondas médias e curtas. Os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Mimoso do Sul e Santa Teresa também possuem emissoras de rádio. Na capital, funcionam a TV Vitória, a TV Gazeta e a TV Educativa. Há torres repetidoras de emissoras do Rio de Janeiro.
Entidades culturais: As principais entidades culturais do estado encontram-se na capital: a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Instituto