direito
1- Explique o conceito etimológico de advogado e advocacia.
1.1) ADVOCACIA= A etimologia da palavra advocacia tem sua origem no latim: "Advocatus". A advocacia pode ser entendida como a arte de defender e é personalizada na figura do advogado. A advocacia não existe sem a liberdade e sem a intervenção do advogado, pois ambas se complementam. O Direito Romano define essa pessoa como "aquele que expõe ante o juiz competente a sua intenção para o bem combater a pretensão de outro". Para o ordenamento jurídico, "é o sujeito que defende os interesses de terceiros em juízo, estando para isso habilitado de acordo com o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil".
1.2) ADVOGADO= Sua etimologia da palavra advogado tem sua origem latim: “Ad-vocare”. Significando aquele que protege, que ajuda o cliente, aconselhando-o, defendendo-o, com todo o seu conhecimento técnico, dando-lhe o suporte necessário. Sem a intervenção do advogado não há justiça, portanto, sua atuação é imprescindível para o funcionamento da sociedade, por isso, afirmamos que ele é o Guardião do Estado de Direito, sem ele não há justiça, nem liberdade. Enfim, o advogado é um jurista, um homem de leis, alguém que contribui ativamente para a Administração da Justiça. Mas o advogado é muitas outras coisas. É confidente, é conselheiro, é quase um confessor.
É alguém a quem um cidadão aflito e preocupado pensa logo em recorrer. É alguém a quem uma pessoa assustada, desprotegida, vulnerável, não hesita em bater à porta. É alguém a quem uma pessoa confia os seus sentimentos, delega as suas preocupações e deposita muito dos seus interesses a ele, o “Advogado”!
2- Discorra sobre a evolução histórica do advogado/advocacia, dos primórdios tempos até os dias atuais.
2.1) A Advocacia, reconhecida Constitucionalmente como uma função essencial à justiça e indispensável à administração da justiça, forma um grupo importante para toda a democracia.