Direito
Economia é definida como ciência social que estuda de que maneira a sociedade deve usar seus recursos produtivos e escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuir de forma igualitária seus recursos para todos os grupos da sociedade, satisfazendo assim as necessidades humanas. Essa definição contêm vários conceitos importantes que são a base do estudo da Ciência Econômica. Esses conceitos são:
Ciência social;
Escolha;
Escassez;
Recursos;
Produção;
Distribuição.
Como ciência social, o estudo da teoria econômica pertence ao campo das ciências humanas. A escolha são as decisões humanas que envolvem juízo e valores, dando assim várias interpretações diferentes e várias correntes de pensamento econômico. Escassez se refere aos limites em que a sociedade tem em seus recursos produtivos, (bens utilizados na produção de outros bens), nos fatores de produção como mão de obra, matéria prima, terra entre outros. Produção é um tipo de fenômeno econômico que consiste na atuação do homem sobre natureza com o objetivo de obter, através de um determinado processo produtivo, bens incluindo produtos e serviços de modo a satisfazer suas necessidades. Distribuição em economia se refere à maneira em que a produção ou a renda será distribuída entre indivíduos ou entre fatores de produção (trabalho, terra e capital).
Principais problemas econômicos e principais sistemas econômicos Os problemas econômicos surgem com a escassez dos recursos ou de fatores de produção associadas as necessidades do homem, e entre os problemas econômicos fundamentais estão:
Oque e quando produzir: dada a escassez de recursos e produção, a sociedade deverá decidir quais produtos é mais necessário produzir e em que tempo produzir.
Como produzir: a sociedade terá de escolher como deverá produzir seus produtos usando seus recursos de produção existentes e seus métodos