Direito
1. NOÇÕES INICIAS
O Direito esta em constante evolução, ainda mais na área jurídica, porem essa evolução é lenta, na área jurídica a atividade de criação não é tão boa, muitas vezes é utilizado o que já foi produzido: lei, doutrina, jurisprudência. Para obter um bom raciocínio juridicamente é preciso abrir a mente, obter novos conhecimentos sobre o caso, não pensar como uma pessoa comum pensa Muitos estudantes de Direito e ate mesmo renomados advogados utilizam outros meios que já foram utilizados para certos processos, sem aprofundar-se no caso. “Ser parcial, apressado ou incapaz de analisar um ponto sob mais de um ângulo de vista, demonstra que o acadêmico ou bacharel ainda não esta preparado para analisar juridicamente um caso” Outro erro que também esta acontecendo, é que muitos advogados, profissionais de Direito como um todo, não conseguem, diante de um caso, analisa-lo como todos os detalhes, não conseguem separar os fatos relevantes dos que estão ali apenas para confundir. Falta então capacidade analítica, raciocínio e criatividade o que com poucas técnicas podem resolver para que o Candido consiga um raciocínio mais avançado para analisar o caso.
2. O DIREITO COMO UM BLOCO MONOLÍTICO
2.1 Noção geral
Todas as áreas do Direito estão ligadas entre si, como se fosse um bloco, um bloco monolítico. As áreas do Direito estão divididas apenas para facilitar o entendimento.”Quem sabendo Direito Civil, mesmo que não perceba, já sabe um pouco do Direito Penal. Nada limita mais o aluno do que dizer que é bom em Civil, mas ruim em penal, ou vice-versa”.
2.2 Unidade/relação entre disciplinas
Considerando o Direito como um bloco monolítico, devemos interligá-lo com as demais disciplinas, O direito não é apenas o que envolve ele, e sim outras matérias ligadas como psicologia, Sociologia, Educação, etc.
2.3 Utilidade da própria língua portguesa