direito
2- Todo aquele que ao ver seu direito torpemente desprezado e pisoteado, não sente em jogo apenas o objeto desse direito, mas também sua própria pessoa, aquele que numa situação dessas não se sente impelido a afirmar a si mesmo e ao seu bom direito, será um caso perdido, e não tenho o menor interesse em convencer um indivíduo desse tipo.
3- A luta pelo reconhecimento dos direitos não é recente. Há longo tempo o homem se dedica a reivindicá-los; uma vez conquistados deve fazer com que sejam realizados e não violados. O direito não se faz sem lutas, as quais assumem diferentes formas, tal como a denúncia, o debate, o protesto, a resistência.
4- pode dizer-se, pertence à história natural do homem, age mais pela sugestão das circunstâncias naturais do que pela livre escolha e não obriga a considerar como contrária ao direito a formação de sociedades adultas em que o contrato, ou conjuntamente um desprezo .
5-no drama elementos típicos da teoria dos contratos, sendo estes revestidos em uma trama de amor pelo casal e perseguição religiosa aos judeus. Acerca da justiça, o desfecho do julgamento deixa a desejar, uma vez que os usos e costumes da época favoreceriam Shylock, e, caso não o favorecesse, deveria ser alegada a sua má-fé, por causa da recusa do dobro da quantia devida oferecida por Bassânio, provando que a sua intenção na realidade era se vingar do mercador.
6-O Direito pode ser representado como tendo duas faces, para uns tranqüilidade, para outros transtorno. Teoria do Direito vendo o lado da balança, puramente lógico como sistema abstrato, uma