Direito
Sugestão Vídeo no ultimo slide da apresentação.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ssuGfPYC_QI
Slide1
Desigualdade de gênero persiste por trás da igualdade social
Falta de valorização da mulher leva ao desperdício de força vital à sociedade
A igualdade entre gêneros, de classes, oportunidades e de direitos (entre outras) é ideal perseguido em nossos dias. Tanto que é tema transversal a todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - conjunto de metas pactuadas por cerca de 190 países em 1990 em conferência da Organização das Nações Unidas.
Mulheres com mais acesso à educação promovem aumento do potencial de geração de renda e têm autonomia nas decisões pessoais e controlam a própria fertilidade.
Slide2
Mulheres têm menos emprego formal
A participação das mulheres assalariadas no emprego formal é menor: 41,47% na Região Norte; 42,27% na Região Nordeste; 40,86% na Região Sudeste; 43,56% na Região Sul e a Região com menor expressividade é o Centro-Oeste com 38,72%.
Slide 3
Desigualdades de gênero: Sudão é o país com pior registro
A figura 1 ilustra as desigualdades entre homens e mulheres em 102 países não pertencentes à OCDE. O Sul da Ásia, a África Subsaariana e o Médio Oriente são as regiões do globo onde este tipo de assimetrias são mais profundas. Sudão, Afeganistão e a Serra Leoa são os três países que apresentam piores classificações. Registra-se que Índia e China, dois países emergentes, registram níveis de desigualdade de gênero também considerados “altos”, ocupando a posição 96 e 83, respectivamente, numa lista de 102 países. Por seu lado, neste conjunto de países, o Paraguai, a Croácia e o Cazaquistão assumem-se como os três países onde as desigualdades entre homens e mulheres são mais baixas.