Direito
Além disso, as empresas no geral estão sofrendo pressões do mercado de capitais e da sociedade para adotar padrões e protocolos reconhecidos e adotados nacional e internacionalmente.
Esses padrões internacionais de conduta geralmente são mais rígidos e abrangentes que leis nacionais, adotadas em diversos países.
Desse modo, as empresas se diferenciam em termos do desenvolvimento de inovações, pois tem mais tempo para testar materiais.
O ponto crucial deste posicionamento é inovar com objetivo de encontrar soluções sustentáveis.
Estagio 2 - Cadeia de Valor Sustentável
Vencida a primeira barreira interna de resistência organizacional- o estabelecimento dos padrões de conformidade legal.
A preocupação com a eficiência no uso de recursos naturais abrange toda a cadeia de valor de uma determinada empresa.
Isso se traduz em praticas cotidianas e aparentemente pouco significativas, como reciclar papel e cartuchos usados de impressora alternativa para reduzir gastos como transporte e consumo de agua e energia.
Estagio 3- Produtos e Serviços Sustentáveis
Desenvolver produtos e serviços sustentáveis pode certamente significar para muitas empresas a chance de conseguir melhores retornos econômicos e financeiros.
Nesse processo, as organizações procuram desenvolver e compartilhar o conhecimentos gerado pelas estratégias implementadas, tendo, no entanto, a cautela de separar o que é conhecimento do que é apenas informação.
Estagio 4- Novos Modelos de Negócios
Os autores afirmam que muitos lideres empresarias acreditam que modelos de negócios sustentáveis implicam em apenas repensar a proposta de valor para seus clientes.
Em suma, as organizações abrem espaços formais e informais para que plataformas de negócios possam ser reinventadas com foco no desenvolvimento sustentável.
Estagio 5 - Nova Geração de Plataformas de Negócios
As praticas empresarias devem desafiar os paradigmas e repensarem as hipóteses