Direito
Disciplina: Metodologia cientifica
Nome: Ramon José Menezes Dias
ICJ - turma: DN1A
A IMPORTÂNCIA DO LER E DO ESCREVER NO ENSINO SUPERIOR
Antônio Joaquim severino
“ Certamente, a educação é, substantivamente, comunicação, e a escrita a a leitura, formas privilegiadas de comunicação. Neste caso, estou me referindo ao discurso linguístico, concretizado pelo texto condificado pelo autor e decodificado pelo leitor.” (pg71)
“ Pode-se dizer que a comunicação é o processo matricial de todo ser. O real é uma rede articulada de partes sempre em relações de reciprocidade que o sustentam permanentemente.” (pg72)
“ É a fecundidade relacional que torna o sistema linguítico eficaz para a comunicação humana.” (Pg73)
“ E pode-se afirmar então que são esses processos comunicativos, istauradores da cultura, que instauram a própria humanidade” (pg 73)
“... a educação se pratica buscando desencadear, implementar, efetivar uma interação entre os sujeitos, o mundo e a cultura. É, pois, prenhe de intersubjetividade. E, como tal, é a forma integral de diálogo.”(pg74)
“Um texto não pode ser abordado fora do seu contexto, fora das circunstância constituídas pelas malhas histórico-culturais que entrelaçam sentidos que foram sendo produzidos, amelhados e articulados ao longo do tempo histórico. Por isso, a decodificação estrutural do texto não é suficiente se separada da eplicitação de sua inserção contextual.”(pg76)
“Ler para se dar conta dos sentidos acumulados da cultura human, bem como para extrair ferramentas específicas para a produção de novos significados. Escrever para consolidar a apreensão dos significado já disponíveis, interagindo com eles, bem como para disponibilizar os novos significados aos demais sujeitos, viabilizando o diálogo comunicativo, e registrá-los no acervo cultural a ser legado à humanidade futura.”(pg.77)
Considerações pessoais:No processo de conhecimento, a compreensão das relações entre os mais divesos aspctos da