direito
“O principio constitucional da capacidade contributiva, previsto no artigo15,§1.º,da Constituição da Republica, estabelece que sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultando a administração tributaria, especialmente para conferir efetivamente a seus objetivos, identificar, respeitados direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.”
2 . Entrevista um gestor da empresa e identificar quais as consequências geradas em razão da elevada carga tributaria exigida no Brasil.
Administrar uma empresa no Brasil, independente do seu tamanho ou composição não e tarefa fácil, pois não basta o empresário ter um foco apenas no lucro, e necessário também ter um bom planejamento tributário. Os tributos são apontados pela grande maioria do empresariado como um fator limitante. A carga tributaria a cada ano passa para o contribuinte e não há retorno, fazendo com que as empresas não consigam investir e crescer adequadamente, perdendo a competividade.
Passo3
1. O novo Direito Empresarial, com ênfase na função social e na capacidade contributiva, e coerente e adequado a atualidade?
Nesse novo sistema, houve o alargamento da frente do Direito Comercial, passando a incluir as atividades de prestação de serviço e as ligadas a terra, que passaram a se submeter as normas aplicáveis as atividades de comercio,bancarias,securitárias e industriais. O novo sistema passou a ter a denominação de Teoria da Empresa, o Direito Comercial deixou de abranger só os atos de comercio e passou a disciplinar a produção e a circulação de bens ou serviços de forma empresarial.
No Brasil, o Código Comercial- Lei n.566, de 25 de junho de 1850- sofreu forte influencia da teoria dos atos de