Direito
Trata-se de um ramo da sociologia que busca descrever e explicar o fenômeno jurídico como parte da vida social, nesse sentindo encara o direito não como um conjunto de normas, mas como um conjunto de ações reais de seres humanos.
Principais autores que contribuíram para a construção deste ramo da sociologia contam-se:
Max Weber; Émille Durkheim: apresenta um estudo do direito de um ponto de vista empírico-causal, distinto da visão normativa dos juristas em obras como A divisão social do trabalho e Lições de sociologia; Eugen Erhlich: autor de um dos mais importantes estudos em sociologia do direito, no qual busca apresentar seus fundamentos, potencialidades e método: fundamentos de sociologia do direito.
A Sociologia Jurídica ilumina as intersecções entre o Direito e a Sociologia, bem como busca investigar os processos de juridificação e resolução de conflitos em diversas sociedades e grupos.
Ex. a forma que tal grupo produz e encaminha as diferentes sanções e penalidades e como tais agrupamentos elaboram uma idéia de justiça.
RELAÇÃO: DIREITO, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
O Direito em relação a Sociologia diz respeito às leis e regras numa sociedade para se ter um convívio equilibrado alcançando o bem comum. Já o Direito e a Filosofia, a relação é sobre a Ética, a moral!
No curso de Direito se aprende Sociologia Jurídica e Filosofia Jurídica, que são duas matérias bem complexas.
Ambas fazem do Ser Humano mais do que um simples elemento no grupo, já que desenvolvem nele a habilidade necessária ao exercício da verdadeira cidadania, com competência não só para entender o mundo e os fatos, mas também para influenciar e participar ativamente das necessárias reconstruções sociais.
A Sociologia serve para analisar o comportamento social com mais abrangência, procurando compreender as atitudes das pessoas e dos grupos. Já a Filosofia, analisa o mundo e os fatos atribuindo ao comportamento humano o modo ético de se viver