Direito
a) Estabelecer e definir a teleologia do Direito, seu aspecto valorativo e suas relações com a sociedade e seus anseios culturais.
b) Proceder à discussão das bases axiológicas, econômicas e estruturais que moram atrás das praticas jurídicas.(correta)
c) questionar a atividade legiferante, bem como Avaliar e solicitar suporte reflexivo ao legislador.
d) Depurar a linguagem jurídica, os conceitos filosóficos e científicos do Direito, bem como analisar a estrutura lógica das proposições jurídicas.
2ª.) O problema da filosofia do direito ou de dizer a verdade do direito.
Porque os filósofos se perguntam sobre o sentido de palavras tão comuns ? (...) Por terem - no esquecido? (L. Wittgenstein, citado em Redpath, 1990: 82)
O direito diz o juiz com olhar de desprezo,
Falando com clareza e grande severidade,
O direito é o que eu já lhes disse antes,
O direito é o que suponho que vocês saibam,
O direito é o que vou explicar mais uma vez,
O direito é O direito.
(W. H. Auden, Collected Poems, 1976: 2008)
Teremos, em nossa própria época, uma resposta à pergunta sobre o que realmente queremos dizer com a palavra “ser”? De modo algum. Convém portanto, que recoloquemos a questão do significado do Ser. Mas estaremos hoje, ao menos, perplexos diante de nossa incapacidade de compreender a palavra “Ser” De modo algum. Em primeiro lugar, portanto devemos redespertar o entendimento do sentido de tal pergunta.(Heidegger, Being and Time [Ser e Tempo] [1929] 1962: 1).
Diante do exposto acima monte um texto respondendo as indagações; O que é o direito? O direito é uma entidade autônoma ou é um processo, um conjunto de processos ou talvez, um fenômeno social complexo? A legalidade é um modo de pensar? Ou