Direito
Eduardo Oliveira Ferreira (Disponível em: <letrasjuridicas.blogspot.com>.)
O notável orador romano Marco Túlio Cícero mencionava a importância da história na vida do ser humano dizendo que ‘aquele que desconhece a história toda a vida será criança.’, ou seja, sem conhecermos o passado não podemos acumular experiências e atingirmos a maturidade.
A História, por se tratar de uma ciência universal, atinge a todas as modalidades de conhecimentos científicos, desde a Sociologia até a Física. Tendo em vista que a ciência é o acumulo de conhecimentos de teses de pesquisadores ao longo do tempo.
O direito não se exclui do estudo sob uma visão histórico. A história se mostra importante para o Direito no momento em que serve como conhecimento e acumulo de experiências passadas, possibilitando uma ampliação das analises de situações jurídicas e na interpretação dos textos normativos. Nesse entendimento, é necessário a defesa da importância da história para o Direito, tendo em vista que a busca pela praticidade e celeridade não pressupõe a valorização dos institutos e o conhecimento teórico.
A História como Ciência Humana
A História é a ciência que estuda as ações humanas do passado e os vários fatores que neles implicaram, vistos na sua sucessão temporal. Deve ser a relação racional, verídica e imparcial dos acontecimentos passados seguindo a ordem cronológica. Escreve Vavy Pacheco Borges que "A História procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. As transformações são a essência da História; quem olhar para trás, na História de sua própria vida, compreenderá isso facilmente. Nós mudamos constantemente; isso é válido para o indivíduo e também é válido para a sociedade. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças".
De forma didática Henry Steele Commager explica que "A História como registro consiste em três estados, tão habilmente