Direito
Questões para estudo da prova N2
Busquem auxílios textuais nas doutrinas, nos códigos e nos dicionários: da Língua Portuguesa e Jurídico. Você já tem as páginas do PLT da matéria de prova. Busque as respostas nelas.
Estudem todas as páginas e NÃO somente estas perguntas.
1. Conceitue o que quer dizer representação, na linguagem jurídica.
2. Complete as frases com as palavras que faltam.
Representação voluntária: É a representação que se dá por vontade das partes (EX: procuração). O outro tipo de representação é a legal, quando é a lei que estabelece (e não a vontade) quem será o representante (Ex: os pais são representantes legais dos filhos menores). _______________________________________________
Representante é a pessoa ________________________________________________
Representado é a pessoa _________________________________________________
3. Qual é a diferença entre representação legal e representação convencional?
A representação poderá ser legal, nos casos em que a lei expressamente permite, caso do pai no exercício do pátrio poder, do tutor e do curador. Já a representação voluntária ou convencional, origina-se através da outorga de poderes para que outra pessoa pratique atos jurídicos, em nome do representado. Já na representação convencional há possibilidade de que o representado (outorgante) restrinja a atuação do representante, sendo que isso ocorre no momento da celebração do contrato de mandato, com a assinatura do instrumento de procuração.
4. O que quer dizer, o termo convencional? E o termo voluntária?
5. Conceitue o que quer dizer, na linguagem jurídica, a expressão condição.
6. Há três espécies de representante: legal, judicial e convencional. Cite quais são essas três e de um exemplo de cada uma delas.
7. Lendo o art. 121 do CC, cite dois exemplos relativos a clausula de