direito x moral
As palavras Direito e moral são palavras distintas?
MORAL
Têm como idéia e valor central ‘’ são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana. ’’ o conceito de bem –“entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. ‘’
Classificação a respeito do conceito da moral MORAL NATURAL = Não seria criação humana e decorreria do conceito de bem, preexistente a qualquer idéia de tempo e local. Não se refere a determinado povo ou localidade, mas sim a toda a raça humana de forma genérica, é uma concepção retirada da própria natureza.
Moral positiva - Moral autônoma, Ética superior dos sistemas religiosos e Moral social.
Moral autônoma: é a concepção do conceito de bem individualizada à consciência de cada indivíduo. É uma moral separada de quaisquer influências externas.
Ética superior dos sistemas religiosos: é a concepção de bem repassada nas doutrinas religiosas. O fiel que confirma sua fé age com autonomia e liberdade.
Moral social: conjunto de princípios e critérios que orientam a vida social de um povo, em uma determinada época e local. Vale dizer que essa moral é fruto de acordo com valores eleitos por uma sociedade e apesar de não possuir caráter punitivo, constrange os indivíduos a cumprirem as suas regras.
Critérios de distinção entre Direito e Moral – FORMAL e MATERIAL
Ponto de vista formal: O Direito é bilateral, enquanto a moral é unilateral: ciência jurídica por um lado concede direitos, e por outro impõe deveres. A moral impõe somente deveres, e o que se espera dos indivíduos é a obediência as suas regras.
A exterioridade do Direito e interioridade da Moral
O Direito se ocupa das atitudes externalizadas dos indivíduos, não atuando no campo da consciência, somente quando necessário para averiguar determinada conduta. Já a moral se destina a influenciar diretamente a consciência do indivíduo, de forma a evitar que as condutas