Direito e moral
Direito e Moral
Direito e Justiça
SUMÁRIO
Direito e Moral .................................................................................... 04
Direito e Justiça .................................................................................. 08
Referências ......................................................................................... 11
Direito e Moral
Um dos temas mais interessantes abordados pela Filosofia Jurídica abrange a questão da relação entre o direito e a moral, permitindo uma infinita discussão doutrinária acerca do assunto.
De fato, na vida cotidiana estamos constantemente cumprindo normas que visam regular nossa conduta perante a sociedade e até mesmo frente a nós mesmos.
Há normas que somos obrigados a cumprir, ou seja, possuem um caráter imperativo, pois versam sobre condutas consideradas essenciais para o funcionamento normal da vida social. São regras que visam a satisfação do bem coletivo, o equilíbrio das relações humanas e a manutenção da ordem na esfera comunitária,portanto, não estando sujeitas ao livre arbítrio da vontade individual. Dessa maneira, podemos nos situar no campo do Direito, que impõe regras de conduta que devem ser observadas, valendo-se até mesmo da força coercitiva para assegurar o seu cumprimento.
Apesar de localizadas em outro campo, as regras jurídicas jamais podem estar isoladas do espaço do deve ser social. Há muitas práticas que determinam o comportamento, dentre elas podemos citar a religião que funciona como dispersora de modos de ação. A moral representa a união de valores predominantes para um grupo ou para uma sociedade, por exemplo: a moral dos justos, a moral dos vencedores etc. As regras do agir no trabalho constitutivas de ordem e imperativos de eficácia ( sem que