Direito e Liberdade
Direito e liberdade estão conectados. O direito funciona como uma ordem que grã liberdade. Protege a liberdade das pessoas. Fornece segurança.
Direito serve também como instrumento de poder. De outro lado, também cumpre com uma função básica: gerar segurança para as pessoas. Gerando segurança, torna as pessoas livres. Característica da vida humana: estamos no mundo submetidos a situação de incerteza. A possibilidade que temos de ter certeza acerca de elementos da vida é pequena.
O mundo é injusto pq imprevisível. As coisas parecem sem sentido quando parece injusto. Os acontecimentos físicos do mundo não acontecem a partir de noções de justiça. As relações interpessoais guardam incerteza.
Quando o homem estabelece regras jurídicas, reduz a incerteza. Sabemos que a condição não será alterada subitamente. Podemos agir de modo livre. A liberdade absoluta gera a prevalência da vontade do mais forte. Se não há regras, prevalece aquele que tem mais poder.
Quando surge o Estado que coloca o direito, traz segurança. E traz liberdade. Mesmo que eu seja mais fraco que outra pessoa, eu continuo podendo agir do modo como eu desejo (dentro daquilo que me pertence). Direito é uma ordem que garante liberdade.
Essa idéia de liberdade foi elaborada de diferentes formas ao longo da história humana:
a) Liberdade como livre arbítrio.
Essa liberdade, como livre arbítrio, é consequência do aparecimento do cristianismo. O cristianismo traz uma novidade para o mundo antigo: altera a visão de liberdade. Introduz no pensamento a idéia de vontade (que não era clara para gregos e romanos antes do cristianismo).
O cristianismo acaba mostrando que o homem é livre em seu interior. Desloca a percepção da liberdade para a interioridade do homem (é