direito e legislaçao
A Idade Antiga ou Antiguidade pode ser dividida em Antiguidade Oriental, na qual se estudam os povos que viveram no Oriente Próximo, e Antiguidade Ocidental ou Clássica, compreendendo a história dos gregos e dos romanos, povos que viveram na Europa. As principais civilizações do Oriente Próximo foram a egípcia, a mesopotâmica, a palestina, a fenícia e a persa. É importante o papel desempenhado pelos rios (Nilo, Tigre e Eufrates) na formação dessas sociedades.
As civilizações que nos interessam se formaram numa região chamada crescente fértil ,que abrangia o vale do Nilo , no nordeste da África ; o vale do rio Jordão , na Palestina . e o vale do Tigre-Eufrates, na Mesopotâmia.
No período em que se formaram as civilizações do crescente fértil , os homens haviam passado de depender menos da natureza e usar com mais eficiência a tecnologia para domina-la .Neste momento , alguns grupos humanos passaram a inventar o arado ; a aprimorar técnicas de construção, com a utilização de tijolos;a construir canais de irrigação e silos para armazenar o excedente ; e finalmente a domesticar animais .
De todas as transformações , no entanto , a mais importante do ponto de vista institucional foi o surgimento do estado , que revoluciona a organização política e social dos grupos humanos.Com estado institui-se formalmente a propriedade privada;a divisão social das classes e do trabalho ;e acumulação de excedentes , levando ao surgimento da propriedade privada.
Nas sociedades orientais, ao se criarem segmentos privilegiados, a população, composta por lavradores, comerciantes e artesãos, não tem direitos políticos nem acesso ao saber da classe dominante. A princípio o conhecimento da escrita é bastante restrito, devido ao seu caráter sagrado e esotérico. Tem início, então, o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários. A grande massa é