Direito e Estado sob a optica de Karl Marx
O artigo de Marselha Silvério de Assis tem como proposito elaborar um estudo sobre a contribuição do filosofo alemão Karl Marx acerca da sociedade, do Estado e do Direito, sendo divido em cinco tópicos.
1) Introdução
Com a revolução industrial a sociedade entrou em uma profunda e desastrosa crise: o numero de desempregados aumentou drasticamente, artesãos se viram falidos, uma vez que concorrer com o ritmo das fábricas tornou-se inviavel, mulheres e crianças foram insferidas no mercado de trabalho a custo de um salário quantativamente menor, o numero de mortalidade e desnutrição cresceram, e houve uma segmentarização do saber do trabalhador. Com isso, a obra de Karl Marx surgiu como uma possivel resposta aos problemas enfrentados pela sociedade burguesa, concentrando sua proposta de intervenção na classe operaria.
2) Modelo Teorico
Karl Marx, com o apoio de Engels elaborou um julgamento contra o capitalismo, o Manifesto do Partido Comunista. Para a execução de sua doutrina social, Marx utilizou-se de tres teorias que estavam em voga na Europa:
a) Economia Politica, em que Marx etrai a noção de trabalho-valor, resaltando que o lucro é obtido pelo trabalho não-pago.
b) O Socialismo Utopico, em que o autor retoma a exploração, valendo-se de que a divergencia de interesses entre o proletariado e a burguesia contitue a movimentação do sistema capitalista.
c) A Filosofia Clássica Alemã, na qual Marx incorpora o materialismo em sua perspectiva historica, porque a sociedade, o Estado e o Direito surgiram das ações dos homens na historia, afirmando tambem que o mundo é movido por contradições.
Marx, refuta as teses do determinismo ao dizer que os homens não são apenas produtos do meio, mas im produtores da História. Além disso, ele estabelece a existencia de duas classes sociais conflitantes, a burguesia, detentora dos meios de produção; e o proletariado, que possui como riqueza seu trabalho.
O autor propoe um