Direito Visigótico
GEOGRAFIA
LYSIA LOPES FARIAS
2º “A”
PROFESSOR: KAUE GOMES
CAMARAGIBE,2012
BRASIL
A saúde pública brasileira é uma das questões que necessitam de mais atenção. A realidade nos mostra um quadro lamentável, onde pacientes são deixados nos corredores dos hospitais, por super lotação.
Idosos, adultos e crianças, não podem ser atendidos por falta de medicamentos. Que chega a ser um absurdo, também por falta de médicos. Segundo pesquisa realizada, “ Brasil gasta com saúde pública metade do que investem os países desenvolvidos.”
O SUS (Sistema Único de Saúde) criado em 1988, com o objetivo de melhorar a qualidade de saúde em nosso país. O PIB( Produto Interno Bruto) investiu 3,6% do PIB em saúde pública em nosso país, o que equivale a 109 bilhões de reais. Países como o Canadá e a Alemanha investem 6% de seu PIB.
Os Estados Unidos não têm um sistema público de saúde. Há apenas alguns programas financiados pelo governo. No Japão, seu sistema é considera um dos mais avançados no mundo em vários aspectos. Como é observado na sua elevada taxa de expectativa de vida. Na Inglaterra existe o NHS (National Health Service) o que equivale ao nosso SUS. Para ter uma ideia do seu tamanho gigantesco e da sua complexidade, ele atende a 1 milhão de pacientes a cada 36 horas, sendo considerado a maior estrutura de saúde pública do mundo. E pesquisas mostram que o britânicos estão satisfeitos com o NHS.
Compete à nossa nação o aprimoramento dos serviços de saúde pública, para um melhor servir o população brasileira, que tanto necessita deste aprimoramento.
Se as próprias pessoas que se utilizam desse sistema precário, criasse um movimento firme e forte. Só então irá aumentar a qualidade e a eficiência dos serviços. Portanto as pessoas seriam bem atendidas com a dignidade e respeito, o que é o mínimo que esperamos.