direito sociologia
Prof: Marcus
Tema: Direito ,Sociologia e população vulneráveis :Idoso
“Ninguém pode envelhecer simplesmente por viver muitos anos, mas sim por abandonar seus ideais”. Douglas Macarthur
Introdução
Esse trabalho foi desenvolvido para consceitizar e chamar a atenção da sociedade em relação aos idosos não podemos esperar que a sociedade valorize o idoso, sem antes tentar mudar certas representações que se tem do idoso, como a de que ele é um não-ativo, não-feliz, não-autônomo, não-saudável, não-ocupado e por isso, não tenha nada a contribuir com a sociedade.
E com isso alertar a população jovem sobre a importância de conhecer e valorizar a cultura desses idosos os costumes das gerações passadas é respeitar a si mesmo, saber que um dia farão parte desse grupo.
´´A juventude é um disparate, a idade adulta uma batalha, a velhice uma saudade´´ (Disraelli).
.
Durante muito tempo, o “velho” foi visto como uma doença social, esquecido pelas políticas governamentais. A população idosa é assim qualificada como improdutiva, sendo desvinculada da dinâmica social que somente absorve e valoriza aqueles indivíduos que estão inseridos na lógica da produção e do consumo. O envelhecimento populacional é um fenômeno característico em muitos países desenvolvidos e com isso tem-se falado muito da importância do bem-estar dos idosos em sociedades como a indiana e a japonesa, por exemplo, o velho é a figura mais importante da família e da comunidade., no Brasil, alguns sociólogos afirmam que, se um país precisa de um "estatuto dos idosos" (ou seja, de uma lei) para lembra a respeitabilidade deles, isso indica que algo está muito errado. O aumento da população idosa no Brasil se faz presente na contemporaneidade, episódio que está relacionado à queda da taxa de fecundidade e mortalidade associadas ao aumento da expectativa de vida da população.
Por sua vez,