Direito por pespectivas
Professora Dra. Etiene Mª B. Breviglieri - 2014
Comunicação
COMUNICAÇÃO é a utilização de qualquer meio pelo qual um pensamento é transmitido entre indivíduos sem perder, tanto quanto possível sua intenção original; ou ainda, é entendida como a transmissão de estímulos e respostas provocadas, através de um sistema completo ou parcialmente compartilhado. É todo o processo de transmissão e de troca de mensagens entre seres humanos.
O objetivo da comunicação é de influenciar para afetar com intenção, visando uma reação especifica de uma pessoa ou grupo (mudança no comportamento).
Num passado não muito distante, acreditavam que para manter uma comunicação era necessário apenas um diálogo, ou uma escrita, mas estudos recentes da psicologia moderna constataram que alguns itens a mais constituem uma comunicação real.
Nesta constatação de processo, deve-se observar que a fonte e o receptor são sistemas similares. Se assim não fosse, não haveria comunicação.
Vejamos:
Sabemos agora que existem vários tipos de comunicação, e que é preciso conhecê-los para termos êxito ao estabelecer a comunicação.
Temos assim os elementos do processo de comunicação: o emissor a mensagem o código o canal o receptor, e o contexto da comunicação
Ao tratarmos especificamente de comunicação pessoa a pessoa, que é o modelo mais simples e o que mais nos interessa, podemos agrupar fonte e codificador num único elemento, fazendo–se o mesmo com o decodificador e o receptor, resultando em quatro elementos:
Contexto
Emissor Mensagem Receptor
Canal
Código
Em uma situação jurídica:
Contexto Jurídico
Autor Pedido Juiz
Peça Processual
Linguagem Jurídica
Observação importante: devemos ficar atentos, para as falhas, às distorções, as deformações nas mensagens, os devaneios e as falsas