Direito penal
Conceito:
É pena alternativa que consiste na restrição de alguns direitos do agente.
A PRD é de caráter subtitutivo, pois substitui a PPL, desde que preenchido os requisitos impostos pela lei, conforme disposto no art. 44 CP.
Caráter objetivo, quantidade da pena:
I - aplicada pena privativa de liberdade não superior a quatro anos e o crime não for cometido com violência ou grave ameaça à pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo;
Caráter subjetivo, qualidade da pena:
II - o réu não for reincidente em crime doloso;
III - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias indicarem que essa substituição seja suficiente.
Tem característica autônoma, ou seja, aplicada de forma direta sem substituir a PPL, isso é possível nos casos do CTB e neste caso podem ser cumulativas.
A duração é a mesma da PPL substituída e se a pena substituída for superior a um ano e facultado ao condenado, cumprir a pena substitutiva em menor tempo, nunca inferior a metade da PPL fixada.
Observações dos parágrafos do art. 44 CP
2º - Se a condenação for de até 1 ano, a pena poderá ser substituída por PRD ou multa;
3º - Em regra, não pode haver reincidência em crime doloso, mas o art. 3º permite, desde que a medida seja socialmente recomendável.
4º - Se o agente estiver prestando serviço e injustificadamente descumprir alguma regra injustificadamente, a PRD será convertida em PPL. ons.: cumprirá sempre o restante, exemplo, a pena é de 2 anos e ele cumpriu 1 de PRD, será cumprida somente a diferença, ou seja 1 ano em PPL.
5º - Se o indivíduo for condenado e tiver PPL por outro crime, o juíz da VEC decidirá se haverá conversão e poderá deixar de aplicá-la se for possível o condenado cumprir a pena subtitutiva anterior.
Espécies:
Prestação de serviços à comunidade e entidades públicas, art. 46 CP.
* Somente aplicável a penas superiores a