Direito internacional e Direito interno
Sociedade internacional e a teoria da transnormatividade
A respeito da vida acadêmica e profissional de Wagner Menezes, o autor do capítulo “Direito internacional e a teoria da transnormatividade”.
É professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP - no programa de graduação e pós-graduação em Direito. É Mestre (PUCPR), Doutor (USP), Pós-doutor (UNIVERSIDADE DE PÁDOVA -ITALIA) e Livre-Docente (USP). Realizou pesquisa e estágio junto ao Tribunal Internacional Sobre Direito do Mar - Hamburgo, Alemanha - ITLOS (2007). Atualmente é árbitro do Tribunal do Mercosul (Protocolo de Olivos) - Presidente da ABDI - Academia Brasileira de Direito internacional; Coordenador do Congresso Brasileiro de Direito Internacional; Membro da Sociedade Brasileira de Direito Internacional - Diretor executivo da Sociedade Latino Americana de Direito Internacional (SLADI) - é sócio do escritório Wagner Menezes Advogados Associados, Editor-Chefe do Boletim da Sociedade Brasileira de Direito Internacional (Revista jurídica fundada em 1915) e dirige junto a Universidade de São Paulo o Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais - NETI. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Tribunais Internacionais: Jurisdição e Competência, Fundamentos do Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado, fundamentos do Direito da Integração na América Latina, Mercosul e Direito Comunitário, contando com várias obras publicadas na área e aulas ministradas em curso de pós graduação no Brasil e no exterior.
Sobre o capítuloApós o fim da Guerra Fria, a característica de bipolaridade dá lugar a globalização, nome dado a um processo de cosmopolização do mundo. Fez - e faz, até hoje - parte desse processo, o aumento da inter-relação entre povos e Estados, nos campos político, econômico, social, comercial, cultural, tecnológico e jurídico.