direito internacional sobre o estado islamico
Inicialmente, o ISIS era apenas mais um dentre os inúmeros grupos participantes de ambos os conflitos, tendo começado a se destacar dos demais beligerantes a partir do início de junho de 2014, quando iniciou uma ofensiva em grande escala no norte do Iraque. Enquanto os brasileiros estavam ocupados com os preparativos finais para a Copa do Mundo, o Estado Islâmico atacava a cidade de Samarra (dia 5), capturava Mosul e Tikrit (dias 10 e 11), aproximava-se de Baghdad (dia 12) e, em seguida a todos esses ataques, provocava uma grande fuga das tropas oficiais iraquianas em direção ao sul. No final do mês, o governo iraquiano já não mais controlava as fronteiras entre seu país, a Síria e a Jordânia.
Após essas vitórias iniciais, o grupo continuou se expandindo, procurando estabelecer um “califado” e impor à força sua concepção extremista do islamismo. Entre as minorias étnicas perseguidas no processo, encontram-se assírios, yazidis e cristãos. A visão de mundo do ISIS é considerada tão radical que até mesmo a Al-Qaeda cortou laços com a organização, em fevereiro de 2014.
As notícias sobre o Estado Islâmico têm sido cada vez mais frequentes, sendo relativamente fácil se perder no meio do grande número de informações que surgem diariamente sobre o grupo. Por isso, separamos 15 números que explicam alguns dos aspectos mais importantes do ISIS e certamente ajudarão você a entender melhor essa história.
1999
Sede da ONU em Baghdad, após ser destruída por um atentado em 2003.
É o ano em que se formou na Jordânia o embrião do grupo que, anos mais