Direito internacional penal
UNIVERSIDADE DE COIMBRA
FACULDADE DE DIREITO
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E EUROPEU
DIREITO INTERNACIONAL PENAL
F. P. BASTOS
COIMBRA
2011
Sumário
1
UNIVERSIDADE DE COIMBRA 1
Sumário 2
CRIMES INTERNACIONAIS 4
GENOCIDIO 4
Evolução histórica 6
RUANDA 11
Massacre dos tutsis 11
Tribunal Internacional Penal para Ruanda 13
Estupro como meio de genocídio 14
Prosecutor v. Jean Kambanda. Case No. ICTR-97-23. 04 set. 1998 15
CONCLUSÃO 17
Referências 18
Anexo A 20
Anexo B 22
Anexo C 22
INTRODUÇÃO
Ao longo da história da humanidade os conflitos e as guerras sempre estiveram presentes, ora entre diferentes Estados, ora entre a população de um mesmo Estado. Mas depois de duas guerras mundiais, e várias barbáries, os olhos da comunidade internacional se voltaram para estes conflitos, e perceberam que era necessário criminalizar alguns desses atos, para poder proteger a humanidade..
Atualmente o direito internacional pune crimes como: crimes de guerra, crimes contra a humanidade e o genocídio. Este último será o tema abordado pelo presente trabalho, que para alguns e sinônimo de ‘limpeza étnica’, assassinato em massa, mas nenhum desses nomes consegue resumir o real significado de genocídio.
O presente trabalho apresentará a evolução histórica deste crime e legislações relacionadas, e falará também sobre o genocídio em Ruanda, suas causas e suas conseqüências.
CRIMES INTERNACIONAIS
Durante muito tempo as infrações punidas pelo Direito Internacional foram crimes como trafico de escravos e pirataria, entre outros, mas depois das duas guerras mundiais, e os horrores ocorridos, tornou possível a formulação de limites aos comportamentos durante os conflitos. E após a Segunda Guerra Mundial entendeu-se que era necessário julgar os responsáveis pelas barbaridades cometidas. E é no estatuto do Tribunal de