direito grego
INFLUÊNCIA DA CULTURA GREGA NO ORDENAMENTO JURIDICO BRASILEIRO
Curso: Direito – 1º Semestre - Diurno A
Componente Curricular: História do Direito
Membros:
Thiago Guerra Alves de Lima – RA nº 06010166
Marcus Vinicius Capelin Martins – RA nº 11010202
Gisele Cristina Barbosa –RA nº 11010124
Samira Chaves da Silva – RA nº 11010119
Camila Aparecida Campos – RA nº 11010235
Alexandre Kiel –RA nº 11010081
Marta Silmara Assis – RA n° 11010077
EXÓRDIO
CAPÍTULO 1.
JUSTIFICATIVA TÉCNICA PARA A ADOÇÃO DO TEMA
CAPÍTULO 2.
BREVES CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS
CAPITULO 3.
DA INFLUÊNCIA DA CULTURA GREGA NO ORDENAMENTO JURIDICO VIGENTE
CAPITULO 4.
CONCLUSÃO
CAPÍTULO 1.
JUSTIFICATIVA TÉCNICA PARA A ADOÇÃO DO TEMA
A escolha do presente tema, tem por escopo demonstrar ao operador do direito a origem de institutos jurídicos atuais e que advêm da cultura grega, sendo relevante gizar o contexto histórico determinante para sua criação, assim como sua importância para nosso ordenamento jurídico.
Procuramos esmiuçar todos os meandros que a cultura Grega nos apresentou, com o intuito de absorver somente aquilo que pudesse ser relevante para o Direito Moderno.
Nesse jaez, pedimos “vênia” a N. Professora, para não abordarmos temas referentes à Grécia, que não tenham influência em nosso ordenamento jurídico, estando o presente trabalho limitado a realizar o paradigma entre a cultura grega e o direito brasileiro.
Considerando que a cultura grega não abrange de forma incisiva as ciências jurídicas, sendo bastante limitada, possuindo relevante destaque em outras áreas do saber, conforme preceitua Rolim1:
“Os gregos, por sua vez, foram notáveis em diversas áreas do saber, mas nunca foram grandes juristas. Nunca houve um “direito grego”, nem obras jurídicas de destaque. Cada cidade aplicava a justiça de acordo com seus próprios usos e costumes, que deferiam de região para região.