Direito empresarial
Quando o comercio era conhecido como um grupo de pessoas que produziam seus produtos, sem ter uma margem estendida de lucro sem seus servissos, ficavam esses bens restritos. sem circulaçao comercial empresarial, ficando os mesmos parados, ou seja , o comercio não vendia o que produzia e assim as pessoas trocavam um produto com o outrosem obterem o lucro desejado.
Os povos antigos como os romanos, trocavam praticamente tudo oque produziam, e também o que plantavam,como alimentos , bebidas, fazendo um grande negócio com seus produtos e assim circulavam explorando melhor essa pratica, ou arte de negociaremseus produtos em meio á um numero de pessoas de várias classes sociais e culturais, fortalecendo á vida da empresa comercial, ganhando desta maneira força na atividad comercial.
Depois desses momentos difíceis e conturbados, aquilo que era conhecido como comércio, que era a atividade cultural de um povo, passou á ser com a civilizaçao e a tecnologiade emprendimento comercial
Com o passar dos anos chegou ao Brasil o código civil, com isso esses atos que antes eram chamados de direito comercial, passou a ser chamado de direito empresarial.
DIREITO EMPRESARIAL NO NOVO CÓDIGO CIVIL
Antes da entrada do novo código civil (NCC), era utilizado o Código Comercial de 1850 e o código civil de 1916 que atuavam nas regularizações empresariais civis e mercantis até 11/01/03. No Brasil o critério de divisão das empresas baseava-se na atividade que estas exerciam , ou seja a sociedade civil que tinha por objetivo a prestação de