Direito empresarial e tributario
Etapa 3 - Passo3 – “Para onde Exportar?”
Ao estudarmos e buscarmos pesquisas de renomados estudiosos do comércio internacional pode verificar que definir para onde exportar é uma das tarefas mais complexa pela multiplicidade de mercados, por esse motivo muitos bons e excelentes projetos de exportação não dão certos, por isso a empresa que se propõe a se lançar no mercado internacional a que direcionar seus esforços nesse sentido.
Algumas perguntas e questionamentos precisam ser feitos antes de pensar em qualquer projeto voltado à exportação, essas perguntas e questionamentos são premissas importantíssimas, segundo a literatura dos mais conhecidos autores no tange ao comercio internacional. Algumas dessas perguntas e questionamentos foram levantadas por essa equipe de estudo, apresentaremos algumas das mais importantes e que norteiam qualquer projeto de exportação:
1. Todos os países do mundo aceitam de forma igual meu produto?
2. Se a resposta for negativa, devemos pensar que há países onde o nosso produto tem maior “possibilidade” de dar certo que em outros, certo?
3. Se isso for uma premissa verdadeira, a tarefa da empresa será definir “o que” influi nesta capacidade de dar certo do produto da empresa. A empresa conhecendo estes “fatores-chave de sucesso” do seu produto, pode assim selecionar os mercados com maior potencial e focar seus esforços nestes países.
Uma das principais idéias observadas e analisada por essa equipe de trabalho é a forma de selecionar uma lista de países a ser analisado o que é bastante livre e não tem uma regra fundamentada, não tendo uma única regra. Observamos e estudamos a idéia da análise do destino das exportações, o que significa investigar “para onde” (países) a empresa está exportando o seu produto, a verificação do potencial de mercado dos países para os quais se deseja exportar, se os países para os quais se deseja exportar têm acordo