Direito Empresarial - credito
O conceito geral de crédito é a confiança que uma pessoa tem na outra para cumprir no futuro uma obrigação assumida atualmente, geralmente relaciona-se a uma obrigação de ordem pecuniária.
O conceito de crédito pode ser, ainda, definido nas seguintes concepções: Concepção econômica: Crédito é a confiança que uma pessoa deposita na outra, a quem entrega coisa sua, para que no futuro, receba coisa equivalente. Concepção jurídica: é o direito que temuma pessoa de exigir de outra o cumprimento da obrigação constraída, desde que haja inadimplemento.
2) Faça uma dissertação de no mínimo 10 (dez) linhas explicando a origem e a evolução histórica do CRÉDITO. Com a evolução dos povos e o aumento do crédito entre as pessoas houve a necessidade de se criar mecanismos para separar o patrimônio da pessoa. O primeiro instrumento dessa natureza surgiu com a Lei Paetelia Papira, possibilitando que o credor acionasse os bens do devedor para saldar uma obrigação. Com o surgimento dos títulos de crédito ficou possível a circulação do título dos direitos creditórios, ou seja, o crédito deixou de ser individual e passou a contribuir com o desenvolvimento e o progresso.
3) Traga o conceito de pelo menos dois doutrinadores sobre CRÉDITO. Para Pedro Nunes o “crédito” em sua acepção econômica e jurídica é a força propulsora na circulação e aplicação do capital, faculdade de utilizar o capital alheio, com a obrigação de o restituir no prazo, e sob as condições convencionadas. Juridicamente, é o direito de exigir de outrem o inadimplemento de determinada prestação de qualquer natureza, ou a satisfação de certa soma de direito. Para FRAN MARTINS:“ O crédito, ou seja, a confiança que uma pessoa inspira a outra de cumprir, no futuro, obrigação atualmente assumida, veio facilitar grandemente as operações comerciais, marcando um passo avantajado para o desenvolvimento das mesmas.”
4) Qual a importância dos títulos de crédito para economia e