direito desportivo
Módulo: 4 – financiamento e legislação econômica
Atividade: Atividade Individual (Tarefa)
Título: Financiamento de Estrutura de um Clube de Futebol
Aluno: Adriano Pereira de Jesus
Disciplina: Direito Desportivo
Turma: FIDDEAD_T0005_0813
Introdução
Na atualidade mundial, temos o futebol como um grande negócio, apresentando crescimento contínuo e valores vultosos através de receitas com patrocínio, rendas em jogos, sócios torcedores, entre outras estratégias. Ao longo do tempo e pela supervalorização do futebol, fez com que as organizações esportivas adotem um modelo de gestão eficaz, maximizando suas receitas e minimizando seus custos, mas a grande parte dos clubes de futebol tem uma gestão financeira precária, seja por falta de transparência e ou por incapacidade técnica (teórica e ou conhecimento legal jurídico baixo), além da falta de planejamento estratégico com base em seu orçamento, ou seja, despesa maior do que receita. Contudo, serão abordados a frente às possíveis estratégias que possam ser adotadas por um clube de futebol para arrecadar mais recursos, e, quais vedações legais podem comprometer essas estratégias.
Possíveis estratégias para arrecadar mais recursos financeiros
Como visto o esporte tem uma grande importância na economia, assim, os clubes deverão buscar profissionalização em relação a sua gestão e na capacitação de seus colaboradores, principalmente, o treinador, que é uma peça importante na busca das conquistas, seja pelas contratações feitas por ele ou pela gestão das pessoas envolvidas.
No que concerne, aos clubes de má gestão, ou aqueles que dependem de poucas fontes de receita e onde tal situação pode levar os mesmos a falência, Leoncini (2001), faz uma reflexão sobre os problemas na gestão do futebol brasileiro, principalmente, em relação às despesas que são maiores do que as receitas. Portanto, faz necessária uma captação eficiente de recursos para manter os clubes funcionando.
No