Direito Da Crian A E Do Adol
Resposta:
Os fatores que influenciam os adolescentes a praticar atos infracionais, são considerados muito variáveis.
São divididos em dois grupos: Intrínsecos e Extrínsecos.
O primeiro grupo abrange os fatores genéticos, psicológicos e emocionais. Visto que, a adolescência é um período da vida marcado por muitas contradições e conflitos bastante marcantes.
Já o segundo grupo, abrange a família, os amigos, a mídia e os grupos sociais. Que são fatores diretamente ligados às influências e à proteção do adolescente.
Contextualizando entre esses dois grupos de fatores, é possível afirmar que ambos os grupos são essenciais para a formação de um adolescente, e que precisam andar em sintonia para obter um bom resultado na formação pessoal de cada jovem. Formando um círculo de responsabilidades: social, cultural, política, econômica e familiar.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-Quais os mecanismos o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece para a viabilização da proteção integral das crianças e adolescentes?
Resposta:
A lei 8.069, estabelecida pelo ECA, estendeu o alcance do jurídico ao social. Deliberando direitos e responsabilidades não apenas às crianças e aos adolescentes, mas principalmente ao Estado e à sociedade.
Tendo em vista que, crianças e adolescentes ainda são seres em formação, foi preciso criar mecanismos que lhes proporcionassem proteção integral e qualidade de vida.
Posso citar como mecanismos:
1-Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente – atribuições e funcionamento.
2-Conselhos Tutelares.
3-Os Fundos para a Infância e a Juventude.
-Quais as principais contribuições que o Estatuto da Criança trouxe no sentido de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes?
Resposta:
Com a criação do Estatuto da criança e do adolescente, tornou-se obrigação também do Estado e da